Musli Mix

         O QUE FAZ UM HEALTH COACH?

Muitas pessoas ainda não sabem o que é um Health Coach talvez porque a tradução livre para português seja um pouco estranha — algo do género “treinador de saúde” - ou porque esta é uma profissão nova, ainda a emergir em alguns mercados, como Portugal.


Um Health Coach é um profissional certificado que oferece a um cliente, o coachee, apoio para que este caminhe para o equilíbrio da sua saúde de uma forma holística, abordando questões alimentares, físicas, comportamentais, emocionais e espirituais. O Health Coach trabalha com os desejos, medos e metas relacionados com o estilo de vida saudável em termos de alimentação, atividade física e a procura do que pode estar a causar maus hábitos (inclusive questões emocionais, se for o caso). Um Health Coach não passa planos nutricionais nem programas de exercício físico. Porém, por ser um especialista em mudanças de hábitos, auxilia o cliente a desenvolver maior consciência alimentar, a autoconhecer-se e a tomar decisões que impactam a sua saúde e bem estar. O trabalho de um Health Coach inclui analisar, junto com o coachee, pontos de desequilíbrio que possam estar a prejudicar a sua saúde e bem-estar gerais.

O benefício deste trabalho está no autoconhecimento. O Health Coach trabalha para gerar reflexão no coachee, para que ele mesmo encontre soluções para suas questões, apesar de estar sempre apoiado pelo Coach. O papel do Health Coach é identificar junto com seu cliente as áreas de atuação que este pretende trabalhar, traçar um plano de ação e acompanhar o seu progresso, apoiando e dando orientações, comemorando as conquistas pelo caminho, e focando na implementação de alterações sustentáveis a longo prazo.

No fundo, o Health Coach tem como objetivo ajudar-te a ser a melhor e mais saudável versão de ti mesmo, trazendo ao de cima a sabedoria que tu e o teu corpo já guardam dentro de si.


Porquê um Health Coach?

Os médicos e profissionais de saúde tradicionais contribuem para uma vida saudável, mas não têm necessariamente o tempo ou as ferramentas para ajudar os seus pacientes a construírem hábitos saudáveis e mudarem seu estilo de vida diário.

Os nossos relacionamentos, a atividade física, a nossa carreira profissional e espiritualidade, são factores tão importantes para a nossa saúde quanto aquilo que comemos, quando olhamos para a saúde de uma perspetiva holística e integrativa. Um Health Coach considera todas as áreas da vida de uma pessoa para a atender de forma integral. Neste sentido, um Health Coach serve como uma espécie de mentor de qualidade de vida e bem estar.

É importante deixar claro que um Health Coach não substitui outros profissionais da saúde, em qualquer circunstância, e não faz diagnósticos nem prescreve medicação ou tratamentos.


Os principais benefícios de trabalhar com um Health Coach são:


  • Ter apoio para desenvolver hábitos saudáveis e mudar o teu estilo de vida

  • Trabalhar os aspectos comportamentais para saberes lidar com teus medos e desejos e conseguires eliminar maus hábitos

  • Identificar crenças que influenciam os teus comportamentos a nível alimentar (e não só) e que impactam negativamente a tua saúde e bem-estar

  • Ter alguém que te motive a dar os passos necessários quanto a questões de saúde como voltar ao ginásio, alterar alimentação, marcar aquela consulta, etc.

  • Foco no que é verdadeiramente importante na tua vida

  • Desenvolvimento pessoal e crescimento emocional